O que é

Violência sexual

Muitas pessoas ainda acham que a violência sexual se trata, exclusivamente, do ato de um adulto fazer sexo com uma criança ou adolescente, mas a definição de violência sexual é mais abrangente.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) em seu primeiro relatório sobre Violência e Saúde de 2002, a violência sexual é:

“qualquer ato sexual, tentativa de obter um ato sexual, comentários ou investidas sexuais indesejadas, ou atos direcionados ao tráfico sexual ou, de alguma forma, voltados contra a sexualidade de uma pessoa usando a coação, praticados por qualquer pessoa independentemente de sua relação com a vítima, em qualquer cenário, inclusive em casa e no trabalho, mas não limitado a eles. A coação pode abranger diversos graus de força. Além da força física, ela pode envolver intimidação psicológica, chantagem ou outras ameaças”

Nesse sentido, podemos concluir que todo comportamento sexual em direção a outra pessoa que não consinta com esse comportamento é uma violência sexual, ou seja, ela pode ser desde palavras obscenas até interações sexuais com contato físico. A ilustração abaixo ajuda a visualizar melhor todas as formas de violência sexual:

Infográfico

Se você se identificou com alguma situação apresentada na ilustração e quer falar com um/a psicóloga/o sobre o que aconteceu clique aqui que iremos te colocar em contato com um/a voluntária/o do Memórias Masculinas para te atender.