Somos um grupo de profissionais de múltiplas áreas (psicólogas/os, assistentes sociais, comunicadoras/es sociais, administradora/es, educadoras/es e outras) que oferece um espaço de escuta para que homens vítimas de violência sexual possam falar sobre essas experiências traumáticas para um/a das/os nossas/os psicólogas/os voluntárias/os em um ambiente seguro, sem julgamentos e absolutamente sigiloso.
Somos a primeira organização especializada em atender homens vítimas de violência sexual do Brasil, você pode fazer história junto conosco.
Missão
Apoiar homens que foram vítimas de violência sexual a superar os traumas consequentes, criando um serviço especializado para atendê-los e conectá-los a profissionais da Psicologia para garantir a efetiva proteção dos Direitos Humanos e habilitando homens em geral a construírem relações sociais saudáveis e seguras.
Visão
Ser uma rede nacional de referência para conectar homens vítimas de violência sexual com profissionais capacitadas/os para lidar com o sofrimento proveniente do trauma sexual.
Objetivos
- Promover e proteger a saúde e os direitos humanos de homens que foram vítimas de violência sexual;
- Fomentar a conexão entre profissionais da Psicologia com homens que possuem histórico de trauma sexual;
- Desenvolver pesquisas, produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos referentes à defesa, orientação e proteção dos direitos humanos, em especial aos direitos dos homens vítimas de violência sexual.
- Promover campanhas de educação, treinamento e conscientização em torno da questão das violências sexuais contra homens de todas as idades e origens.
Equipe:
Denis G. Ferreira
Denis é psicólogo, mora em São Paulo e da aula no curso de Medicina em Cuiabá, no centro-oeste brasileiro. É um dos fundadores da Memórias Masculinas e está como presidente da diretoria. Denis tem mestrado em Psicologia Social (PUC-SP/2016) e Doutorado em Saúde Coletiva (Sta. Casa – SP/2022), é o pesquisador responsável do Núcleo de Estudos Transdisciplinares sobre Violência Sexual e Homens do CNPQ.
Diogo Vaz
Diogo Vaz reside em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Atualmente trabalha como fotógrafo de cena e pesquisador, vinculando sua atuação aos temas processos artístico-criativos nas artes cênicas e masculinidades. É graduado em Medicina Veterinária (UDESC, 2013), especialista em Saúde Coletiva pela Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Coletiva (UFRGS, 2017) e mestre em Planejamento Urbano e Regional (UFRGS, 2020). No campo da fotografia e audiovisual tem formação no Curso de Extensão em Fotografia (UFRGS, 2014), no Curso de Cinematografia (Escola Fluxo, 2017), em Produção Audiovisual – Online (Academia Internacional de Cinema, 2020), no Curso Oficina de Retrato (Escola Fluxo, 2023) e no Curso Fotografia de Cena para o Audiovisual (ABC Cursos de Cinema, 2024). Desde 2016 atua na pesquisa e na produção de imagens de cenas, principalmente ligados a projetos e espetáculos das artes cênicas, do cinema-audiovisual e da música.
Andrik B. Risso
Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Candido Mendes (2013), possui duas pós-graduações lato sensu nas áreas de Direito Internacional e Direitos Humanos pela Verbo Jurídico. Mestre em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), com bolsa FAPERJ-UENF. Atualmente, é doutorando em Sociologia Política pela UENF, com bolsa FAPERJ, e realizou estágio doutoral na Université du Québec en Outaouais (UQO) pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE-CAPES). Cursa uma pós-graduação lato sensu em Sociedade, Linguagem e Relações Internacionais pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET). É pesquisador membro do Núcleo de Estudos Transdisciplinar sobre Violência Sexual e Homens do CNPq.
Felipe Krupa
Psicólogo (CRP 08/31897) formado pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), Sexólogo pela Faculdade Pequeno Príncipe (FPP) e Especialista em Psicologia Clínica Junguiana pela Unileya. Pesquisador no Núcleo de Estudos Transdisciplinares sobre Violência Sexual e Homens, dedica-se ao atendimento clínico de adolescentes e adultos, além de desenvolver pesquisas sobre violência sexual contra homens.
Thuani Queiroz
Mestre em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFF (2020), e atualmente curso doutorado na mesma instituição e programa. Tem vasta experiência em metodologia, desenvolvimento de pesquisas e análise de dados. Sua pesquisa se situa na área de Género e sexualidade, específicamente em questões relacionadas com sexo, abuso sexual, grupos de influência, conflitos, dinâmicas de gestão de casos de abuso sexual na esfera privada e construção social de masculinidades e feminilidades.
Cristiano Rosa
Graduado em Licenciatura em Letras – Habilitação Português / Inglês e respectivas literaturas pela Universidade Feevale (2009) e em Licenciatura em Pedagogia pela Uninter (2018), mestre e doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2019; 2024). Integrante do GEERGE – Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero e do GEIN – Grupo de Estudos de Educação Infantil e Infâncias, ambos vinculados ao PPGEDU/FACED/UFRGS. Atua como Orientador Pedagógico na Escola SESI de Ensino Médio Albino Marques Gomes no município de Gravataí/RS. Pesquisa sobre Educação, infâncias, masculinidades, pedofilização, scripts de gênero e violência/abuso sexual.