DADOS DA VIOLÊNCIA SEXUAL NO CONTEXTO NACIONAL
É possível afirmar que majoritariamente os relatórios ou trabalhos dedicados à violência sexual no Brasil têm como foco as crianças, adolescentes e as mulheres. Esse é um trabalho essencial, pois há que se combater e prevenir toda forma de violência sexual. No entanto, há uma urgente necessidade em se levantar informações sobre violências sexuais contra meninos e homens, pois estas têm sido sistematicamente negligenciadas.
Os dados sobre violência sexual no Brasil são basicamente registrados na Saúde, por meio do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), e na Segurança Pública com os relatórios produzidos a partir dos boletins de ocorrências registrados anualmente.
A partir de um balanço dos dados do SINAN entre os anos de 2009 a 2017 foram registradas 26.740 violações sexuais contra meninos e homens, destas, 16.137 foram de estupro, 6.582 de assédio sexual e 2.280 de exploração sexual e pornografia infantil.
Se calcularmos uma média nesse intervalo de anos, concluímos que foram registradas 9 notificações diárias de violência sexual contra meninos ou homens no Brasil.
De acordo com o Fórum de Segurança Pública, que reúne os boletins de ocorrência de todas as Secretarias Estatuais de Segurança Pública do Brasil, em seu relatório referente ao ano de 2018, 181 pessoas registraram diariamente boletim de ocorrência sobre violência sexual, destas 34 eram pessoas do sexo masculino. No relatório há uma observação que os casos de violência sexual são mais difíceis de serem reportados, portanto estima-se que esse número seja maior.
Embora a violência sexual pareça ser um problema mais frequente entre pessoas do sexo feminino, os poucos dados que temos sobre violência sexual contra meninos são expressivos e merecem atenção.
Para ajudar a visualizar a situação da violência sexual contra meninos e homens no Brasil, preparamos um infográfico: